terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Tecnologia Educacional, Cibercultura e Educação


As tecnologias estão visivelmente cada vez mais presentes no mundo, sendo que a todo momento estão sendo criadas novas ferramentas para a melhoria de todos, mas algumas escolas talvez por receio de utilizar o novo, não estão acompanhando a evolução dessas tecnologias, e acabam vendo apenas os pontos negativos dessas novas ferramentas, e é aí que se começa as desigualdades. Precisamos investir na autonomia do cidadão e na democracia da informação, o que implica reforçar processos horizontais de organização, produção e aprendizagem coletiva que se constroem com o acesso ás informações. Pois o ideal seria todas as instituições de ensino buscarem por igual, compreender essas novas maneiras de levar informações e conhecimentos para os seus alunos.
Temos como exemplos a evolução das tecnologias no meu processo educacional que de início existia o quadro negro e o giz que eram utilizados pela professora para detalhar o assunto, assim foram chegando os cadernos nos quais serviam para os alunos copiar o que estava no quadro e anotações dos seus interesses, outro exemplo também muito importante é a tabuada que surge com a intenção de facilitar o ensino da matemática, alguns anos depois os professores começaram a utilizar o DVD, através dele passavam filmes e músicas com a intenção de um melhor aprendizado, os computadores ao chegar na escola eram poucos utilizados, pois raramente os professores levavam para a sala de informática que era onde os mesmos se encontravam e quando levavam exigiam que todos permanecessem em uma mesma página acessando por igual o mesmo conteúdo, sem poder percorrer no universo de informações que existia naquela máquina, sendo assim o computador era utilizado com a mesma intenção do livro didático, para finalizar uma ferramenta que chamou muito a atenção de todos foi a chegada do projetor que de início projetava apenas o que estava escrito em uma folha de papel.
Atualmente com o advento da cibercultura os professores podem ensinar com as tecnologias uma forma mais lúdica de se entender o conteúdo, buscando suas formas de utilização positivas na sala de aula, procurar junto com o seu aluno ir em busca de novos conhecimentos e informações, explicando para eles que não devem confiar em tudo que encontram na internet e que existem meios de procurar se aquela informação é verdadeira ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTÁGIO E DOCÊNCIA: DIFERENTES CONCEPÇÕES

Olá meus amores, bom queria compartilhar com vocês a minha primeira experiência com o Estágio, por enquanto está sendo apenas de observaçã...